BLOG

Curiosidade - Segurança nos elevadores

 

Milhões de pessoas utilizam elevadores todos os dias e diversas vezes por dia, em todo o mundo. Porém, muita gente ainda tem medo de andar em elevadores. A grande evidência dada pela mídia sobre os acidentes casuais, e mais o cenário elaborado pelos filmes e novelas ajudam a criar uma atmosfera de tensão quando o assunto são elevadores.

Porém, o que poucas pessoas sabem é que os elevadores são um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Acidentes com elevadores são ocorrências bastante raras, principalmente se considerarmos a quantidade de viagens realizadas nesse tipo de equipamento todos os dias.

Os elevadores contam com sistemas de segurança em vários níveis, com freios duplos, cabos que suportam até 12 vezes mais a capacidade indicada, e freios mecânicos prontos para serem acionados se houver necessidade, mesmo no caso de uma queda de energia elétrica.

Os freios de segurança, inventados nos anos de 1850, abriram caminho para a evolução dos sistemas de proteção adotados nos dias atuais. Eles são projetados para travar a cabine nos trilhos laterais se ocorrer o rompimento dos cabos, o que torna praticamente impossível que um elevador moderno despenque.

Além disso, os cabos são extremamente resistentes, e cada elevador é sustentado por 4 deles, que trabalham junto com o sistema de contrapeso para ajudar a aliviar a tensão desses cabos.

Os elevadores ainda possuem pelo menos 2% de ventilação natural segundo as normas da ABNT, ventiladores e sistemas de luzes de emergência, e diversos sensores de velocidade e travamento das portas, garantindo a segurança total dos seus passageiros.

Curiosidades:

- Existem 20 vezes mais elevadores que escadas rolantes no mundo, e mesmo assim apenas 1/3 dos acidentes acontecem com elevadores. Ou seja, é muito mais seguro andar de elevador em comparação com as escadas rolantes.

- Elevadores também são mais seguros do que carros por estatísticas comprovadas em termos de uso.

 

Tecnologia e inovação com garantia de segurança você encontra na Elevadores Blumenau.

Compartilhe: